segunda-feira, 7 de junho de 2010

III SEMANA DE LETRAS EM REVISTA

Com o tema "Leituras do mundo", inspirado no pensamento de Paulo Freire, a III SEMANA DE LETRAS da FSLF resultou, de fato,numa enriquecedora viagem por uma vereda de saberes - literários, linguísticos e culturais. Vale lembrar, em tempo, que esse evento de caráter acadêmico, científico e poético não seria possível sem o auxílio e o empenho dos professores, estudantes do curso de Letras e demais colaboradores da família São Luís de França. Agradecimento a todos que participaram e ajudaram a construir esta substancial Semana. Saudações e reconhecimento à Marla e à Kátia Silvina pela disponibilidade, generosidade e competência no apoio logístico ao evento. Agradecimentos à direção acadêmica por tornar possível a realização das nossas pretensões artísticas e intelectuais. Agradecimentos e carinho especiais aos mestres e acadêmicos que abrilhantaram este acontecimento com performances e apresentações decorrentes do trabalho realizado em sala de aula durante o semestre, com a orientação diligente de nossos queridos professores. Saudações e agradecimentos especialíssimos à Comissão Organizadora do evento. A vocês acadêmicos: Ariosvaldo Leal de Jesus,Corália C. Cardoso Santos, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Jéssyca Gomes de Souza, Jocilene Monteiro dos Santos, Luiz Carlos Nascimento da Hora,Sérgio Murilo da Silva, Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva, Valdilene Almeida Menezes,Valéria Augusta da Cruz,Valtemir de Sá Rocha,Vera Norma Araújo G. Silveira, dedico, em especial, os louros de mais esta vitória!!!

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras


A coordenadora Vilma Quintela ladeada pela Comissão nota 10!!!

Dia 24 de maio:
A palestra de abertura da III Semana de Letras ficou ao encargo da comunicóloga e acadêmica do curso de Letras Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra, que ganhou o centro das atenções ao falar sobre o tema: "Qualidade de vida começa em mim".
Ainda no dia 24, coordenados pelos professores Geórgia Poderoso e Jorge Fortes, os estudantes surdos do IPAESE (Instituto Pedagógico de Apoio a Educação) realizaram performances sobre estilos literários e clássicos da literatura brasileira.Foi, de fato,uma aula de criatividade e sabedoria que nos enriqueceu a todos. Na foto, a caráter, estudante apresenta as obras do Bruxo do Cosme Velho.













Dia 25 de maio:

À tarde, o professor Marcos Vinícius M. dos Anjos abriu a sessão "Leitura Cinematográfica do Mundo", comentando o filme O Pagador de Promessas, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, de 1962. Na programação noturna, destaque para a apresentação dos projetos "Batismo Digital" e "Carpe Diem: Projeto Educacional Fazendo Letras", coordenados, respectivamente, pelas professoras Cristiane Moraes e Vilma Quintela. Encerrando a noite com chave de ouro a professora Sara Rogéria Barbosa coordenou as performances "Cantigas de Roda" e "Contação de Histórias", realizadas pelos acadêmicos do 3º e 4º período do curso de Letras.



Contos orais e cantigas de roda como dispositivos pedagógicos



Acadêmicos do 1º período de Letras apresentam o projeto "Batismo Digital"

Dia 26 de maio:

Dando continuidade à sessão "Leitura cinematográfica do mundo", a professora Sara Rogéria Barbosa comentou o romance Macunaíma, de Mário de Andrade, preparando a platéia para a apresentação do filme homônimo (1969),um clássico do Cinema Novo, dirigido por Pedro Joaquim de Andrade. À noite, tiveram lugar as palestras: “Didática e avaliação: (re)direcionando a postura do educador frente às demandas da Nova Escola”, com o prof. Claudiano Soares, e " Latim e produção textual", com os professores Antônio Andrade e José Raimundo Galvão. Para entremear e finalizar essa noite "cabeça", as performaces "O Feminino na poesia" e "Poemas de João Cabral de Melo Neto, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca", com acadêmicos do 2º período de Letras.


Didática e avaliação na Nova Escola, sob a ótica do prof. Claudiano Soares



Prof. José Raimundo Galvão fala sobre a presença do latim na língua portuguesa



Os acadêmicos Jhon Eldon Barbosa e Ydiane Silva emocionam a platéia com textos de João Cabral de Melo Neto, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca.



O Feminino na poesia





27 de maio:

Concluindo a sessão "Leitura cinematográfica do mundo", a professora Martha Suzana apresentou o clássico de Franco Zefirelli Romeu e Julieta, de 1968,baseado na tragédia homônima, de Shakespeare. Na programação noturna, as palestras "Reflexões sobre a leitura filosófica do mundo", com o filósofo e escritor Cleiber Vieira, e “O teatro e o cinema nordestino”, com Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos.


O Professor Marcos Vinícius seduz a platéia palestrando sobre cinema nordestino e estereótipos regionais



Cleiber Vieira: Leitura filosófica do mundo



Dia 28 de maio:

No encerramento da III Semana Acadêmica de Letras, a prof. Sara Rogéria comandou o Sarau Poético, realizado pelos estudantes do 3º período do curso. A tônica da récita recaiu sobre o erotismo na poesia de Gregório de Matos e o repertório lírico-amoroso da MPB.



A professora Sara Rogéria apresenta o Sarau Poético no encerramento da III Semana de Letras



Acadêmicos do 3º período de Letras emocionam a platéia no sarau de encerramento da III Semana de Letras da FSLF

ENQUANTO ISSO, NOS CORREDORES...



A prof. Cristiane Moraes, diretora Acadêmica da FSLF, e o prof. Marcos Vinícius, de Cultura Sergipana, posam, rodeados por seus pupilos




A prof. Suely Braga prestigia o evento



Acadêmicos saboreiam pipoca preparada pela Comissão Organizadora enquanto aguardam exibição de filme

6 comentários:

  1. Desculpem-me pela arrogência, como é de praxe.. Mas enfim, os textos não são de Mário Jorge. Na verdade são de João Cabral de Melo Neto, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca! Queira reatualizar e fazer essa pequena mudança.. Devemos ter cuidado com as informações que veiculamos!
    Abçs..
    Aliás, quero fazer parte da equipe que matém esse blog ativo!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa esta matéria da nossa mestra Vilma Quintela. A Semana de Letras foi mesmo um momento único, onde as leituras encontraram seu lugar dentro de nós. Vocês são fantásticos!!!!!!
    Um grande abraço em Cristo.
    Suzy Dayse

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Jhon. Reformulação feita! A propósito, serão muito bem vindas, não apenas a sua, mas as contribuições de todos os acadêmicos à construção desse blog, que diz respeito a todos nós que fazemos o curso de Letras da FSLF. Abç.
    Vilma.

    ResponderExcluir
  4. O blog está perfeito, a semana de letras foi especial para a família São Luís, e para nós os acadêmicos do 1º período de letras foi um privilégio participar ativamente desta semana.
    Agradeço a professora Vilma o empenho e a oportunidade que nos deu, o que aprendi é inexplicável, farei pleno uso de tudo que vivenciei. No entanto, para mim o que foi mais gratificante, foi ver o sorriso de satisfação, da professora Vilma, conhecê-la melhor foi maravilhoso, passei a vê-la com outros olhos e embora eu já a admirasse por ser a profissional com o grau elevado de conhecimento que tem em sua área, passei a ama-lá como pessoa, uma pessoa maravilhosa com ternos sentimentos e grande sabedoria.
    Sobre a disciplina: teoria literária, o que posso dizer é que aprendi a gostar desta matéria de tal maneira que hoje não imagino minha vida sem os poemas, para uma pessoa que não gostava deste tipo de literatura, posso dizer que a senhora cinseguiu em poucos meses o que muitos professores não conseguiram em anos, sabe por quê? porque a senhora vivencia o poema,eu ficaria horas ouvindo a ótima leitura e interpretação que a senhora faz. Fico encantada ao ouví-la ler um poema, e desejo sinceramente que este encanto não tenha fim. É claro que não entendi tudo que foi explicado, mas o que aprendi foi suficiente para ocorrer esta grande transformação em mim. Obrigada por tudo e desculpe-me se em algum momento fui inconveniente. Um abraço, Valdilene Almeida Menêzes.

    ResponderExcluir
  5. Prabéns amada professora Vilma! Perfeito o registro dos melhores momnetos da III Semana de Letras.Ete evento foi de grande valia não só para nós acadêmicos de Letras, mas, para todos que fazem parte da "Família São Luís de França".Agradeço e deixo um forte abraço para Carlinha e Kátia que tanto nos ajudaram.
    Esta faculdade faz a DIFERENÇA!!
    Beijo
    Vera Norma

    ResponderExcluir
  6. A III Semana Acadêmica de Letras, foi um sucesso para todos da Faculdade São Luís de França.
    Foi através deste evento que nos descobrimos mais ainda... sabemos qual sua importância em conteúdo, disciplina, organização, sabedoria e a forma de trabalhar em equipe. Aqui acredito que é o nosso verdadiero potencial como acadêmicos e futuros professores para um Brasil melhor.
    Precisamos mudar a história deste país, através de seus educadores e educandos.
    Um grande abraço à todos, que fazem parte da "Família São Luís de França".

    ResponderExcluir

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.